Buscar

O NOSSO PEQUENO MUNDO

E eis que voltamos a ter a nossa liberdade limitada, em nome da saúde, de todos. Para uns é uma oportunidade para descansar, calçar as pantufas, beber um chá e relaxar. Para outros tantos, o confinamento é bom para aquelas limpezas há muito necessárias mas adiadas vezes sem conta. Há, no entanto, também muitos que desesperam pelo seu ganha pão ou pela falta dele…


A casa (o nosso pequeno mundo) que, desde Março, deixou apenas de ser um espaço meramente físico e ganhou um novo estatuto. O lar assume agora o papel de fortaleza contra a maior ameaça mundial. É nele que nos protegemos ou que recuperamos a nossa saúde, sozinhos ou com a família.


E o tempo. O tempo que falta tantas vezes para tanta coisa, temos agora e de sobra. Não, não fomos nós que escolhemos ficar fechados em casa mas ficamos. E por isso, hoje decidi partilhar uma receita rápida para uma sobremesa ou pequeno snack- Puré de fruta.


Sou, desde há muito tempo, ecologista e muito consciente de tudo o que consumo. Com isto quero dizer que consumir produtos de época e locais é contribuir para respeitar a natureza e reforçar a economia nacional, por esta ordem. A nossa Mãe-Natureza comum é muito generosa e dá-nos alimentos adequados à estação do ano, porque a nossa energia não é a mesma no pico do Verão ou no chuvoso Outono. Esta receita, que faço frequentemente, vai sendo alterada conforme a fruta que há disponível. Em Julho, Agosto ou Setembro (não em Janeiro quando aparecem os primeiros morangos vindo do outro lado do planeta!!), adiciono alguns morangos para dar cor e outro valor vitamínico à receita base. Em Novembro adiciono castanhas. Assadas, no forno ou cozidas, elas são as estrelas da temporada. Então vamos lá ao puré de fruta.


Puré de maçã e castanhas


Ingredientes

4 maçãs (Fuji, Royal Gala, Golden)

4/5 castanhas piladas congeladas

1 pitada de sal marinho

1 c chá kuzu (opcional)

Canela (opcional)

Amêndoa laminada (opcional)

Limão (raspa)


Modo de preparação

Descascar as maçãs e cortá-las aos quadrados (a ideia é demorar menos tempo a cozinhar e poupar energia). De seguida, coloque-as numa tigela com água e sal, que previne a oxidação e equilibra o doce das maçãs com o sal. Deitar, na mesma tigela onde estão as maçãs, as castanhas. Reserve.

Num tacho pequeno ou fervedor grande, deite a fruta molhada. Tape o tacho ou fervedor e deixe cozer em lume brando SEM mais água. A água que vem na transição entre a tigela e o tacho é o suficiente para este puré. Se necessário adicionar uma chávena de café de água. No fundo a fruta vai cozinhar no seu próprio líquido. Em 10 minutos, a maçã estará desfeita. As castanhas talvez não mas estarão cozidas. Neste ponto, poderá querer adicionar um pouco de

kuzu dissolvido numa chávena de café com água. Deixar incorporar com a fruta 1 minuto e está pronto a utilizar a varinha mágica para obter o puré. Adicionar a raspa de 1 limão sem levar ao lume. Dá um toque fresco ao puré. Depois de servir numa taça, talvez queira enriquecer ou decorar com canela em pó ou com amêndoa laminada ligeiramente tostada. Eu tosto a amêndoa num wok (ou frigideira) SEM qualquer gordura. É só aquecer o fogão, deixar aquecer o wok e deitar as amêndoas. Em 2/3 minutos estarão douradas.


CURIOSIDADE: O Kuzu é um amido de uma raiz de uma planta selvagem trepadeira originária da América do Sul e do Japão.


O kuzu é especialmente eficaz nos seguintes casos:


* Cansaço geral: o kuzu alivia o cansaço e aumenta a vitalidade.

* Problemas intestinais agudos : especialmente diarreia, incluindo diarreia provocada por cólera ou disenteria.

* Fraqueza intestinal crónica, ou doenças intestinais crónicas como colite ou tuberculose intestinal

* Constipações e gripes

* Febres

* Ajuda a cicatrizar úlceras no estômago, duodeno ou intestinos.

* É bom para pessoas que não conseguem ingerir alimentos sólidos

https://www.institutomacrobiotico.com/pt-pt/imp/artigos/alimentacao/plantas-terapeuticas


Onde comprar? Nas lojas de produtos naturais.


Afinal o nosso pequeno mundo pode mesmo ser a fortaleza para recuperar o maior bem que temos – a saúde.

RNAAT 55/2007 - Entre Destinos - Unipessoal Lda.

©2020 por Portugal 4 Family. | Termos legais | Politica de Privacidade

  • logo-whatsapp-4096
  • Facebook ícone social
  • Instagram